Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Rio Araguaia Aruanã: a travessia!

                          A travessia!

10/07/2017

O inicio da saga! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 2

O inicio da saga!

A temporada 2017 do Rio Araguaia teve início e, aproveitando uma bela manhã de domingo, vamos fotografar!

Existe uma máxima na fotografia que diz: “O tempo e o fato são implacáveis”. Com muita inspiração e totalmente feliz, estava eu ali preparado para o que desse e viesse. Quanta inocência! Caminhando pela Avenida Altamiro Caio Pacheco, próximo ao Sesi de Aruanã – praticamente esse é o ponto central e nervoso da cidade – percebi que lá quase tudo acontece. Neste perímetro, existe trânsito pesado, tanto de carros quanto de motos e pedestres! Para atravessar essa avenida de duas pistas é preciso estar atento. Se para nós, humanos, é um momento tenso, imagine essa travessia sendo realizada por um animal selvagem! É aí que acaba minha inocência.

 

                  A minha boca ficou seca!

Praticamente em frente à Aldeia dos Carajás, ouço barulho entre os galhos de um arbusto de pequeno porte, em frente a uma casa. Ao olhar mais atentamente, vi algo comprido e verde – pensei que fosse uma cobra, até porque existem várias espécies de serpentes que usam as árvores para se locomover! Mas, para meu alívio, não era uma cobra e sim um grande e respeitado iguana-verde. Sua coloração esverdeada com branco, amarelo e preto forma um verdadeiro arco-íris, matiz perfeito e harmonioso. A minha boca ficou seca na hora. O batimento cardíaco acelerou, minha mente quase acionou a diretiva 4, (diretiva 4 é acionada quando o corpo trava e ficamos impedido de agir. Se lembram do Robocop 1?).

 

                    Mas aí perde-se a emoção!

Tomei as providências devidas: liguei a câmera, liberei o monopé e conferi o ‘iso’ (sensibilidade) da câmera, velocidade e abertura de diafragma. É preciso montar a lente certa neste caso. E ter uma teleobjetiva adequada. Utilizo uma de 120mm x 600mm. Há a opção de se fotografar toda a sequência usando os controles automáticos da máquina, mas aí perde-se a emoção. Afinal, sou um fotojornalista da velha guarda que usa o sistema manual! Refeito do susto e com os ajustes sob controle, vamos à luta!

 

                      Rumo ao asfalto quente!

Comecei a fotografar o passeio matinal do nosso corajoso e inescrupuloso herói. Tudo corria bem: o animal subiu em um tronco e fez pose. Mas, de repente, ele tomou uma decisão suicida; aprumou o peito e começou a caminhar rumo ao asfalto quente da avenida. Na realidade achei que ia subir em uma árvore próxima, mas ele seguiu em frente e iniciou a travessia. Vi neste gesto irracional e bem natural do iguana, um pouco de cada um de nós, pois todas as manhãs temos de realizar nossas travessias – umas  serão bem-sucedidas, outras nem tanto, contudo serão realizadas e algumas, uma verdadeira tragédia. A determinação, coragem e ousadia deste pequeno réptil foram fenomenais!

 

                        A travessia ficou dramática!

Eu estava ali pronto e atento para registrar tudo, até mesmo o sucesso dele. As chances favoráveis a ele eram quase zero, o trânsito intenso de veículos só ia aumentando. O tempo é cruel nestes momentos. Algo, porém, me chamou mais ainda a atenção: aquele iguana exibia uma calma impressionante. Seus movimentos eram de um ser que domina perfeitamente as ações. Ele, primeiro, observava e depois dava seus passos devagar e concatenados e, nesse ritmo, calculou o trajeto. O réptil superou a primeira pista da avenida sem dificuldade. Foi brilhante mas na segunda pista, o ‘caldo engrossou’. Com o aumento do fluxo de veículos e também da temperatura, a segunda parte da travessia ficou dramática! Este texto termina aqui. Vejam a sequência de imagens e descubram o que aconteceu ao nosso bravo herói iguana!!    

 

Um simples passeio matinal! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 3                          Um simples passeio matinal!

Agora vou subir neste tronco! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 5                        Vou subir nesse tronco!

 

Uau que visual show vou para o outro lado da rua! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 11

Uau que visual show vou para o outro lado da rua!

Quero chegar logo lá! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 12

Quero chegar logo lá!

Que terreno engraçado! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 13

Que terreno engraçado!

Nossa é muito quente aqui! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 14                      Nossa é muito quente aqui!

Parece que estou em uma frigideira! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 17

Parece que estou em uma frigideira!

Ufa menos quente agora! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 19

Ufa menos quente agora!

Que grama show! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 20

Que grama macia!

Essa grama é muito refrescante! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 23

Essa grama é muito refrescante!

Chega de moleza vamos em frente! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 24                     Chega de moleza vamos em frente!

Opa o que é isso ai, são Extra-Terrestres? iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 25

Opa o que é isso ai, são Extra-Terrestres?

Caramba estou sendo seguido por esses monstros! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 26

Caramba estou sendo seguido por esses monstros!

Minha nossa esse ET é muito grande vou correr! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 27

Minha nossa esse ET é muito grande vou correr!

Essa foi por pouco! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 30

Essa foi por pouco!

Finalmente, objetivo alcançado! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 31

Finalmente, objetivo alcançado!

Galera venci os ETs tô na área! iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 32

Galera venci os ETs tô na área!

Texto e fotos: João Faria/ONG Rios Goianos.

Revisão e edição: Carlos Alberto Pacheco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *