Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Água é tema de palestra da Emater em escola de Hidrolândia

 

Dia Mundial da água                           Abastecimento e tratamento de água foram discutidos na data

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu, na última terça-feira (29/3), palestra educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água em Hidrolândia (GO). A atividade, realizada no Colégio Vicare, faz parte do projeto “Meio ambiente e saúde nas escolas rurais” da Unidade Local da Agência no município. O tema da palestra foi “Sistema de Abastecimento, Captação, Tratamento e Utilização da Água”.  Alunos e professores do Jardim II ao 9º ano do ensino fundamental participaram da atividade. Na ocasião, os estudantes também apresentaram os trabalhos realizados por cada série com o tema “Água”. Segundo a analista de desenvolvimento rural da Emater e coordenadora das atividades, Alenir Batista de Souza, a direção do colégio procurou a instituição após saber do projeto e solicitou que a Agência estendesse as ações para a escola. Ainda de acordo com a servidora, a atividade tinha como objetivo aprofundar a discussão sobre questões relacionadas à água. “Inicialmente, os objetivos mostram para os envolvidos de onde vem a água. Explicamos que ela vem de uma nascente que precisa ser tratada e protegida”, destacou a coordenadora.  Além de Alenir Batista, também palestraram no evento o analista de desenvolvimento rural, Clenon Aguiar de Magalhães, e o assistente de desenvolvimento rural Geovane de Carvalho Ferreira, também servidores Emater. Clenon Aguiar levou para os alunos e professores da instituição informações sobre o tratamento da água. O servidor mostrou fotos da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Saneago. As imagens ilustram as etapas pelas quais a água passa até chegar nas torneiras.

                                                                Projeto

O projeto “Meio ambiente e saúde nas escolas rurais” é desenvolvido pela Emater local no município de Hidrolândia há 3 anos. O programa tem como objetivo envolver estudantes e familiares na problemática ambiental da propriedade, região e também do município.

Dentro do projeto são realizadas ações cooperativistas com o intuito de assegurar uma melhor qualidade de vida aos moradores da região. “Meio ambiente e saúde nas escolas rurais” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto busca, principalmente, envolver escolas do meio rural do município.

                                                           Dia da água

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 21 de fevereiro de 1993. Na ocasião, a Assembleia geral da ONU declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.  O evento foi criado devido aos grandes índices de poluição presentes no planeta.

O Dia Mundial da Água serve para se refletir e discutir temas como conservação e proteção da água, uso correto de recursos hídricos e medidas para resolver problemas de poluição.

 

Supervisão de Comunicação da Emater

Texto: Nathália Peres
Foto: Emater / Divulgação
Informações: (62) 3201-8814 / comunicacao.ematergo@gmail.com

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Secured By miniOrange