Cachorros-Vinagre: Em risco de extinção!
Risco de Extinção Vulnerável (VU) C1 Submetido em: 22 / 09 / 2012 Aceito em: 21 / 06 / 2013 Ordem: Carnivora Família: Canidae Nome popular Cachorro-vinagre, cachorro-domato-vinagre, bush dog, chiens des buissons, aracambé, janauí, janauíra, zorro, guanfando, perro selvático, perrito venadero, perro de agua, perro de la selva, perro de monte, sacha perro, umba, zorrito vinagre, yagua yvyguy. Fonte: http://www.icmbio.gov.br/
O site riosgoianos.com.br teve o privilégio de receber o breve depoimento de Marcus Augusto Buononato, 56 anos natural de São Paulo, capital que hoje vive em Goiânia. Autor das cenas onde são registrados pela 1ª vez em vídeo os Cachorros Vinagre (Speothos venaticus). Este Herpetólogo (Herpetólogo: Adjetivo masculino singular. Profissional que trabalha com rastejantes ou se dedica ao estudo de répteis), já trabalhou durante 13 anos no Instituto Butantã na capital paulista, é apaixonado pela vida selvagem e nos relata com muito entusiasmo os momentos inesquecíveis deste encontro que ocorreu no Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros/Goiás/Brasil.
“Eram aproximadamente 16 horas da tarde de uma Segunda Feira 26/10/2015, e pela 1ª vez na minha vida estava no Parque Nacional das Emas, berço do Rio Fomoso e uma unidade de conservação da vida selvagem, com 132 mil hectares localizada bem na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul. Fiquei maravilhado por sermos praticamente os únicos visitantes. O grupo de especialistas era formado pelo Herpetólogo Marcus Buononato, Carla Buononato, pelo Ornitólogo Carl Albert Johansson, o Gestor ambiental Gustavo Martinelli e a guia Karolyne Rodrigues Barbos, no parque me deparei com um local bem conservado, limpíssimo, estradas em perfeito estado um verdadeiro paraíso da vida selvagem no coração do Brasil.
Como sou um Herpetólogo minha intuição sempre me avisa sobre a presença de Répteis, e foi o que aconteceu. Logo á frente na beira da estrada havia uma cobra morta por um Gavião, e era uma cobra Coral uma das minhas preferidas, paramos o veículo e desci para fazer algumas filmagens da Serpente, ficamos mais ou menos 10 minutos ali, assim que entramos no carro, a Carolina minha guia me alertou dizendo o seguinte “Marcus, o que é aquilo ali?”, eu me virei e vi 2 (dois) animais vindo em nossa direção. A princípio me pareceu ser Furões, e como estava com minha Câmera na mão comecei a filmar na medida em que eles se aproximavam já não eram mais 2 animais e sim 4 dois machos e duas fêmeas, e também já não se pareciam mais com Furões, foi quando a Carol disse: “São Cachorros Vinagre, são raríssimos!”.
Cachorros-Vinagre: Áreas de ocorrências!
Distribuição geográfica Speothos venaticus ocorre do Panamá ao sul do Brasil (norte do Paraná), Paraguai e norte da Argentina, oeste da Bolívia, Peru e Equador (Cabot et al. 1986, Linares 1967, Yahnke et al. 1998). No norte do Brasil, nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins, a espécie é amplamente distribuída, porém suas ocorrências são fragmentadas (Oliveira 2009). Fonte: http://www.icmbio.gov.br/
Foi um choque para todos, pedi para desligar o motor do carro e fazer o máximo de silêncio possível, na realidade foi um pouco tenso pois, eles já estavam a menos de 3 metros de distância da gente, pensei que eles poderiam até me atacar, confesso que fiquei sem saber o que fazer na hora, mas de repente eles pararam e começaram a voltar, seus movimentos sempre foram tranqüilos e curiosos acho que era a 1ª vez que se encontravam com pessoas. Ao voltarem notamos que eles não se embrearam no Cerrado, seguiram as margens da estrada bem calmos.
Após este avistamento fantástico continuamos nossa visita, estávamos com uns amigos americanos participando da expedição, eles ficaram encantados com as cenas maravilhosas que vimos no parque, muitos animais e uma natureza formidável até um Cervo nós avistamos. Nosso objetivo principal era ver o fenômeno da Bioluminescência, que ocorre nesta época do ano nos Cupinzeiros do parque!
Quem postou esse vídeo foi eu, meu amigo Leandro Silveira postou as fotos como ele é Biólogo e vizinho do parque, ele ficou super entusiasmado com as imagens e me pediu para postar no Facebook. O Leandro tem um projeto de proteção à Onça Pintada. Hoje faz uma semana que o vídeo foi postado. Já teve mais de 70 mil visualizações, seu sucesso é um fato bem positivo, pois é através da
Cachorros-Vinagre: Estrutura física!
Porte pequeno (4-7 kg), coloração castanho avermelhada, com o dorso mais claro que o ventre. A cabeça apresenta coloração mais clara, que pode se estender até a metade do dorso. As pernas curtas, orelhas arredondadas e, principalmente, a cauda curta distinguem S. venaticus dos demais canídeos brasileiros. Fonte: http://www.icmbio.gov.br/
divulgação de cenas como estas que poderemos lutar em prol da biodiversidade. Pois o papel de um pesquisador seja ele de que área for, é não ser egoísta, ele deve divulgar para todos suas descobertas e pesquisas, para que o acesso seja livre e com isso se possa tomar atitudes de preservação mais efetivas. Eu acho que a partir do momento que um pesquisador tiver de pensar como polícia, a pesquisa acaba.
Caçador é caso de polícia. Só se valoriza o que se conhece!
O objetivo dessa divulgação é a de dividir o que nós vimos. Este vídeo pode ser usado para contribuir na criação de mais parques ambientais não só em Goiás, mas em todo o Brasil, pois acreditamos que o Cerrado não está ainda extinto, apesar da pressão demográfica e populacional ser intensa sobre ele.
Marcus Augusto Buononato
“Falando como um simples turista, onde tem vida tem esperança e essas imagens podem ser divisoras de águas, para o bem e para a preservação de todos nós!”.
Cachorros-Vinagre: O primeiro registro em vídeo.
Espetacular!
Texto: João Faria/ONG Rios Goianos
Revisão: Tatiane Faria/ONG Rios Goianos
Fotos: Marcus Augusto Buononato
Parabéns! Filmagem perfeita. Adoro o Cerrado, sua vegetação, animais e relevo/solo. Mas confesso que eu nem sabia que existia esse animal.
Muito diferente e interessante.
Bom dia Vinicius Mariano Rabelo!
O Cachorro Vinagre (nome científico: Speothos venaticus), habita geralmente a bacia amazônica. Seu avistamento no cerrado, foi muito comemorado pois, essa espécie corre alto risco de extinção. A filmagem foi realizada pelo doutor Marcus Augusto Buononato, 56 anos natural de São Paulo, capital que hoje vive em Goiânia. Autor das cenas onde são registrados pela 1ª vez em vídeo os Cachorros Vinagre. Este Herpetólogo (Herpetólogo: Adjetivo masculino singular. Profissional que trabalha com rastejantes ou se dedica ao estudo de répteis), já trabalhou durante 13 anos no Instituto Butantã. Ficamos felizes de saber que essa matéria lhe agradou. Obrigado pelo apoio, grande abraço!