Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Fogão Goiano

                                                          Feijoada à Brasileira

BOIADEIRO_0030   Ingredientes

1 quilo e ½  de feijão preto, 200 gramas de cada um dos seguintes ingredientes: carne de sol, lingüiça caipira de pernil, pé e orelha de porco, rabinho de porco, lombo e alho, 100 gramas de bacon, 150 gramas de pimenta de cheiro e 3 folhas de louro.

BOIADEIRO_0020

Modo de preparo

Dessalgue a carne de sol, deixando-a de molho na água por 12 horas. Depois coloque as partes do porco na grelha para sapecar os pêlos. Coloque o feijão preto em uma panela de pressão com 3 litros de água e 3 folhas de louro, acrescente as carnes e deixe  cozinhar até ficar bem macio. Retire da panela e corte as carnes em pedaços menores e devolva ao fogo. Em uma frigideira, frite o alho já pisado até dourar, coloque o bacon, pimenta de cheiro, despeje sobre o feijão e mexa bem. Ajuste o sal e deixe ferver à vontade para que os sabores se entranhem. O segredo da feijoada é escolher muito bem os ingredientes e se dedicar totalmente ao momento do preparo do prato.

BOIADEIRO__0011Para beber antes de servir o prato uma caipirinha. A porção serve bem 10 pessoas. Outra opção é um chopp bem gelado.

Acompanhamento

1 quilo de toucinho para o torresmo, 3 molhos de couve cortada fininha e passada no óleo quente, 5 bananas fritas, 3 pães para torrada, 1 quilo de farofa, 2 de costelinha de porco frita, 1quilo de  lingüiça de porco caipira frita, 1 porção de pastéis de carne e 6 laranjas cortadas em rodelas.  Não pode faltar uma porção de arroz branco refogado no alho frito.

DSC_0009

Livro: Turismo Gastronômico Goiás

Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos e Edimar Teles

 

Secured By miniOrange