Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Terras Goianas Imagens!

                  Cenas que falam!

 

A ONG Rios Goianos foi criada em 2001, durante todos esses anos produzimos inúmeras imagens da biodiversidade ambiental e cultural do Estado de Goiás, agora com este novo formato do site, queremos disponibilizar na medida do possível, algumas dessas imagens que com certeza vão lhes surpreender não somente a plástica das fotos, mas principalmente pela  beleza desta terra goiana!

ARAGARÇAS PRAIA FOTO JOÃO FARIA 190706 075

Essa imagem foi captada na praia da cidade de Aragarças, divisa com Barra do Garças Mato Grosso. Fim de tarde quase noite! Crianças brincam felizes e se fundem com a beleza das águas do rio Araguaia! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

FOTOS ARAGUAIA PARA O SITE014            Travessão do Ouro Fino: Este ponto do rio Araguaia é, respeitado por todos os navegantes prudentes, por um motivo bem simples; sua beleza estonteante esconde um dos locais mais perigosos do Arara Vermelha! Por ser um lugar de forte correnteza, só existe um ponto de passagem para os barcos, que fica entre duas grandes pedras. Mossoró o nosso capitão, foi enfático e disse para a tripulação! “Se segurem bem firme estamos chegando na Travessia do Ouro Fino, não posso errar, pois iremos todos afundar nas correntezas do Araguaia” Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

ARAGARÇAS PRAIA FOTO JOÃO FARIA 190706 086

Rio Araguaia, praia de Aragarças! Quem já teve o privilégio de visitar o Araguaia em julho, com certeza contemplou um dos mais belos por do sol brasileiro! Eu estava justamente fazendo isso, contemplando essa maravilha, foi quando olhei para o lado esquerdo e vi essa cena. Mãe e filho se interagindo nas águas mornas e serenas do rio. Este momento sagrado com certeza até hoje une essas duas almas. Para mim, essa imagem por si só justifica a luta pela preservação do Araguaia! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Lago da Globo Site

Lago da Globo Rio Araguaia! Local magico, fica alguns quilômetros acima do Lago da Viúva, nas proximidades de Crixás. Este local foi um dos cenários das gravações da novela Rei do Gado da rede globo. Existe um boato local que diz. Esse lago pertence a globo de papel passado e tudo! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Rio Formoso Parque das Emas

Rio Formoso Parque Nacional das Emas! Localizado no extremo sudoeste goiano, o Parque Nacional das Emas, é um santuário da vida selvagem goiana. Apesar da forte pressão das fazendas de  agronegócio que rodeiam o parque ele ainda resiste! Sua importância logística é vital para a fauna, flora, aves e a nascente do Rio Araguaia. O rio Formoso é um rio sinuoso e de caixa curta, mas nem por isso deixa a desejar. Suas águas são límpidas e cristalinas e abastecem vários municípios goianos de forma satisfatória. Preservar o parque é fundamental para todos nós goianos! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Queima do aro de ferro das rodas do Carro de boi, um trabalho feito por mestres pois, caso o aro fique mal curado. pode se soltar e causar graves acidentes. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos

Damolândia preparativos para a romaria de Trindade!  Queima do aro de ferro das rodas do carro de boi, um trabalho feito por mestres pois, caso o aro fique mal curado. Pode se soltar e causar acidentes fatais. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Com passos sonolentos, os carros de Boi imprimem a tuada da viagem, que passa por lugares belos e marcantes. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

Com passos sonolentos, os carros de boi imprimem a marcha da viagem, com destino a terra santa. E passa por lugares belos e marcantes. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Momento da subida, este é um dos vários momentos tensos de uma viagem de carro de boi. É onde se testa se o ponteiro está preparado ou não, sua habilidade é colocada á prova. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

Hora da subida, este é um dos vários momentos tensos de uma viagem de carro de boi. É onde se testa se o ponteiro está preparado ou não, sua habilidade é colocada á prova. Foto:João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Carros de boi em direção a cidade de Damolândia, ponto de encontro dos Carreiros antes do início da viagem com destino a Trindade a terra do Divino Pai Eterno. Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos.

Carros de boi em direção a cidade de Damolândia, ponto de encontro dos carreiros antes do início da viagem com destino a Trindade. A terra do Divino Pai Eterno. Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Rio Araguaia, acima da cidade de Aruanã. Neste ponto sua água transparente e calma é, um convite á reflexão!

Rio Araguaia, acima da cidade de Aruanã. Neste ponto sua água transparente e calma. É um convite á reflexão! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Córrego desconhecido no município de Uruana - Goiás, este local ainda luta bravamente para sobreviver em meio a imensas lavouras de Melancia e criação de gado. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos. 2014

Córrego desconhecido no município de Uruana – Goiás, este local ainda luta bravamente para sobreviver em meio a imensas lavouras de melancia e criação de gado. Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Fazenda velha e abandonada, uma cena comum nas localidades rurais do Brasil. E com isso cultivam a fama de serem mal assombradas e locais de energia ruis! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

Itauçu próximo a nascente do Rio Meia Ponte! Fazenda velha e abandonada, uma cena comum nas localidades rurais do Brasil. E com isso cultivam a fama de serem mal assombradas e locais de energia negativa! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Monte Alegre de Goiás e Povoado de Paranã Quilombolas Foto João Faria 27 11 10

Monte Alegre de Goiás! Esse local maravilhoso fica no território dos quilombolas do Paranã. A beleza e magia do lugar esconde uma história vergonhosa e cruel em território goiano. Os quilombolas são descendentes dos escravos e, vivem neste local á séculos! Porem suas vidas não são nada fáceis, além de enfrentarem o câncer do preconceito enraizado em nosso país. Precisam de lutar praticamente sozinhos contra os abusos sexuais e maus tratos que sofrem as suas crianças e adolescentes. Praticados por Caminhoneiros, produtores rurais e até políticos. Essas são algumas pessoas de má índole que mancham a reputação e amabilidade da maioria dos moradores da região. Com a palavra e ações o M P E (Ministério Público Estadual)! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Córrego Dourados Abadia de Goiás_ Foto João Faria 2016

Córrego Dourados, divisa de Goiânia com Abadia de Goiás! Este córrego é o mais novo manancial de água seriamente ameaçado de virar mais um esgoto a céu aberto na região metropolitana de Goiânia. A explosão demográfica da região já chegou as suas margens, e como sempre todos se calam , se escondem e se acovardam perante a força do capital econômico! Os gestores públicos sempre arrumam uma desculpa esfarrapada para não tomarem as medidas legais, os empresários não estão nem ai para a questão, afinal eles e suas famílias estão sempre felizes e seguros em seus condomínios fechados e milionários. Resta a população esbravejar e implorar por alguém que tenha ética, profissionalismo e respeito pelo meio ambiente. Será que essas pessoas vão aparecer um dia? Vamos aguardar para ver! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.

 

Opa o que é isso ai, são Extra-Terrestres? iguana verde Foto João Faria ONG Rios Goianos Aruanã Goiás 10 07 17 25

 A travessia: Este Iguana verde tem verdadeiramente sete vidas. Esse flagrante foi captado na cidade de Aruanã. Acesse este link e acompanhe essa aventura! Foto: João Faria /ONG Rios Goianos.  Aruanã Goiás!

 

Rio dos Bois Povoado de Gercinápolis Varjão Goiás. Lugar calmo e seguro, só faltou o peixe! 10 Foto João Faria 25 02 2017

Rio dos Bois Povoado de Gercinápolis Varjão Goiás: Lugar calmo e seguro, só faltou o peixe! O rio dos Bois, já foi um rio gigante, temido e abundante de peixe. Mas hoje não passa de um rio moribundo dando seus últimos suspiros. Graças ao uso irresponsável de agrotóxicos e o desmatamento cruel e criminoso de suas matas ciliares. Uma verdadeira tragedia ambiental!    Foto João Faria/ONG Rios Goianos. Veja matéria na integra. Acesse: https://www.riosgoianos.com.br/rio-dos-bois-ex-vigoroso-rio-da-bacia-hidrica-dos-rios-goianos/

 

Manejo sustentável.

Emas na plantação de soja! É comum vermos  bandos de Emas com seus filhotes, pastando em lavouras de  soja, milho, sorgo, arroz, algodão etc. Aparentemente esses animais estão saudáveis. Mas já existem estudos que revelam a realidade cruel, infeliz e mortal desses animais, o nível de envenenamento por agrotóxicos é tão alto que exterminam de uma só vez gerações e gerações de Emas, da noite para o dia!  Infelizmente esse é mais um caso onde temos de assistir horrorizados a matança em massa desses animais lindos e dóceis! Na realidade existe é um campo de concentração de auschwitz nas lavouras goianas e brasileiras! Foto: João Faria/ONG Rios Goianos.