Uma nascente mimosa em Goiás!
A nascente do Rio Bom Jesus, está localizada no município de Mimoso de Goiás. Próximo a capital federal Brasília. (Em março de 1980, foi definida, por meio de plebiscito sua anexação ao município de Padre Bernardo. Somente em 30 de Dezembro de 1987 o povoado passa a categoria de município com o nome de Mimoso de Goiás e nos dias atuais possui 2.723 habitantes, https://pt.wikipedia.org/wiki/Mimoso_de_Goiás ). Mimoso de Goiás é uma região de boa agricultura principalmente de grãos e cana seu plantel agropecuário é reconhecido em todo Estado como de boa qualidade sanitária.
Mimoso por natureza!
Mas essa região não é só conhecida por suas qualidades comerciais e agropecuárias, Mimoso de Goiás como o próprio nome já diz, é um local mimoso por natureza sua Fauna, Flora e Recursos Hídricos ainda estão relativamente preservados o que sem dúvida nenhuma é um alento, pois essa região é fortemente pressionada pelo desmatamento e ocupação imobiliária, mas ainda luta por sua biodiversidade.
E é nesta região que nasce um belíssimo rio o Rio Bom Jesus, de águas cristalinas e transparentes, onde pode se ver o leito repleto de peixes e plantas aquáticas. Este paraíso é muito conhecido em toda a região do entorno de Brasília.
Fazenda da Vovó!
A nascente fica em uma fazenda particular conhecida por Fazenda da Vovó, onde se encontra toda a infraestrutura para hospedagem e alimentação. O acesso é rápido e seguro pela rodovia GO-230, neste trecho há um pequeno percurso de mais ou menos 20 kilomêtros de estrada de terra já na chegada da nascente.
Planalto central de Goiás!
Mas as condições da estrada no geral são boas. A nascente do Rio Bom Jesus compõem a bacia do Rio Paranaíba que corta o planalto central de Goiás.
Terras goianas!
Suas águas são refrescantes a temperatura média é de 23º graus, a pesca no local é permitida desde que seja esportiva, tem área para Camping com quiosque e churrasqueira, não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas no local. Esta nascente é apenas mais um pedacinho do paraíso em terras goianas!
Revisão e Edição; Tatiane Faria
Texto e Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos