Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Nota de repúdio aos atos covardes e irracionais para com o Rio Meia Ponte!

DSC_0118

Esta é a nascente do Rio Meia Ponte na Fazenda São Geraldo Itauçu Goiás!

É realmente surreal a situação do Rio Meia Ponte. A ONG Rios Goianos vem lutando junto com o Cobamp, para quem ainda não sabe é o Comitê de Bacia do Rio Meia Ponte, criado para tentar fazer alguma coisa a favor do rio. Desde o ano de 2008 estamos batendo na mesma tecla e implorando por ações efetivas para salvar o Rio Meia Ponte. Criamos o Jornal “Meia Ponte VIVO”, um jornal mensal que abordava de forma transparente os desafios que o Meia Ponte enfrentava e enfrenta até hoje, publicamos várias matérias onde o foco sempre era a poluição, degradação, descaso, covardia, irresponsabilidade, crueldade, ganância, impunidade, negociatas, políticas oportunistas e o mais grave ao nosso ver a total falta de vergonha na cara de nossos gestores públicos tanto estaduais como municipais estamos também falando de nossos nobres políticos que são incapazes de agir de forma efetiva a favor do Meia Ponte. Vamos aos fatos:

 

RIO MEIA PONTE JOAO FARIA 200707__0385

RIO MEIA PONTE PROXIMO AO SETOR JAÓ FT JOAO FARIA E EDIMAR TELES 200707__0370

RIO MEIA PONTE PROXIMO AO SETOR JAÓ FT JOAO FARIA E EDIMAR TELES 200707__0375 cópia

RIO MEIA PONTE PROXIMO AO SETOR JAÓ FT JOAO FARIA E EDIMAR TELES 200707__0378

Fotos tiradas no ano de 2009. Rio Meia Ponte próximo ao setor Santa Genoveva!

O rio Meia Ponte nasce na cidade de Itauçu que fica aproximadamente a 70 quilômetros de Goiânia sua nascente está bem preservada graças ao trabalho desenvolvido pelo delegado titular da Dema (Delegacia Estadual de Meio Ambiente) doutor Luziano de Carvalho e sua equipe isso demonstra que algo vem sim, sendo feito em favor do rio. Durante o percurso das águas do Meia Ponte até chegar em Goiânia! Pois é aí que a situação do rio piora e muito na realidade o Rio Meia Ponte é sumariamente e covardemente bombardeado por dejetos de todas as formas imagináveis como: Esgotos domésticos, industriais, químicos, desmatamento, lixo jogados pela população urbana da cidade é um verdadeiro massacre digno das telas de cinema. Graças a este comportamento animalesco praticado por nós o Rio Meia Ponte foi considerado pela ANA (Agência Nacional de Águas) no ano de 2009 o sétimo rio mais poluído do Brasil, com certeza essa informação passou quase despercebida para a maioria da população goiana.

                                                           CHÁS NATURAIS!images

Mas nós publicamos uma matéria sobre essa classificação humilhante e vexatória para o Meia Ponte e também para nós goianienses. Acompanhamos também várias promessas feitas por vários políticos, inclusive o atual governador Marconi Perillo que em sua campanha de reeleição prometeu despoluir definitivamente o Rio Meia Ponte, tem ainda um fato pitoresco envolvendo o Srº Pedro Wilson Guimarães ex deputado estadual e o ex vereador Fábio Tokarski que usaram a estrutura da velha usina do Jaó para lançar mais uma falácia em prol do rio, diziam que ali seria construído um museu e uma estrutura para trabalhar na despoluição e conscientização ambiental em prol do rio afirmaram que os recursos financeiros já estavam garantidos.

                             Oloares Ferreira

  Olha como está o Rio Meia Ponte. Seco, poluído, cheio de lixo e entulhos e contaminado. Quando é que nós vamos perceber que estamos matando o meio ambiente? Quando é que as autoridades vão agir para impedir que o rio desapareça? Triste, para não dizer outra coisa. Só lembrando que 55 por cento da água que abastece Goiânia, Aparecida, Trindade e Goianira é captura no Meia Ponte.

                              Veja o Vídeo

Estes são apenas alguns fatos que estamos relatando para a sociedade goiana, pois hoje dia 19/10/2015, foi realizada mais uma matéria jornalística feita pela Record Goiânia, onde o jornalista Oloares Ferreira esteve mais uma vez registrando a situação terminal (lê-se: morte anunciada) do Rio Meia Ponte e mais uma vez vimos a Saneago empurrando com a barriga a sua responsabilidade perante o rio. Nós só vamos ver algo real acontecer em favor do Meia Ponte quando o Governo Estadual e aí falamos da  Saneago, o Governo Municipal e aí falamos Ama, quando as autoridades constituídas e aí falamos Ministério Público Estadual e quando a população goianiense se unirem de fato e de direito na luta de SALVAR O RIO MEIA PONTE! Este ato tem que ser único e espontâneo, pois somente trabalhando juntos e com determinação poderemos escapar de ter de tratar água de esgoto para o nosso consumo e de nossos entes queridos!

Revisão e Edição: Tatiane Faria/ONG Rios Goianos

Texto e Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos

Um comentário sobre “Nota de repúdio aos atos covardes e irracionais para com o Rio Meia Ponte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Secured By miniOrange