Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

O uso do carvão mineral traz diversos riscos socioambientais e pode se expandir no Brasil

Usina

 

Clique e assine a petição online

Veja como atuar para impedir esse retrocesso:

O carvão mineral é um combustível fóssil, uma fonte não renovável de energia. Seu processo de extração devasta grandes áreas, polui solo e corpos d’água e causa diversas mortes devido ao elevado risco ocupacional aos trabalhadores nas minas. Em seu transporte e queima, altos níveis de emissões são gerados, causando sérios problemas, como doenças respiratórias e danos ao sistema nervoso (principalmente em crianças, devido ao mercúrio); e contaminação de peixes. Além de todos esses reveses, após queimado, o carvão se transforma em cinza, resíduo que precisa ser estocado em imensos reservatórios.

O carvão mineral, que gera 40% da energia do mundo, é conhecido como o maior poluidor da atmosfera terrestre, a população chinesa que o diga. Responsável por 83% das emissões de dióxido de carbono desde 1990, ele já matou muita gente e segue essa tendência em razão de sua influência no desequilíbrio do efeito estufa. Em relatório recente do IPCC, o mais contundente até então, o painel do clima da ONU descreve em forma de alerta a urgência da necessidade de redução das emissões para manter as médias de aquecimento abaixo de 2°C após o início da era industrial.

No próximo dia 29 de abril ocorrerá o Leilão A-5/2016, que vai servir como definição sobre quais empresas poderão expandir o potencial energético do Brasil a partir de 2019. No total, 1.115 projetos se inscreveram para o leilão – a maioria das iniciativas priorizou matrizes renováveis. No entanto, também ocorreram inscrições baseadas em matrizes não renováveis, dentre elas, dez iniciativas movidas a carvão mineral, com grandes possibilidades de serem contratadas. Sem contar que, no leilão ocorrido em 2014, também foram contratados serviços de geração de energia com base nessa fonte poluente.

Se você também é contrário à contratação de usinas termelétricas a carvão, assine a petição online, endereçada a membros do governo federal de nosso país e que solicita a exclusão da participação de projetos de termelétricas que utilizam carvão mineral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Secured By miniOrange