Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Rio Araguaia: e sua nascente nº 1!

                     

 Nascente  nº 1 do  Rio Araguaia! 

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 2 02 A 05 2010 049

Serra de Caiapó, cinturão natural de proteção da nascente nº1 do Araguaia!

 Rio Araguaia Exclusivo: O site rios goianos teve acesso ao relatório oficial da SEMARH! (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), onde constam os dados da localização por GPS da nascente principal do Rio Araguaia. E disponibiliza na íntegra o documento para os internautas que amam este grandioso rio.

          Relatório Técnico GAP

nº. 607/2010 Interessado: Delegacia Estadual do Meio Ambiente – DEMA Assunto: Monitoramento nas Principais Nascentes do Rio Araguaia Município: Mineiros.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 226

                         MARCO DIVISOR!

A equipe ansiosa, recebe as últimas orientações do delegado da DEMA Luziano de Carvalho,sobre a chegada na nascente do Araguaia Com a finalidade de monitorarmos as principais nascentes do corpo hídrico Rio Araguaia, marco divisor dos Estados de Goiás e Mato Grosso, este órgão ambiental, através da Gerência de Áreas Protegidas em parceria com o titular da DEMA, Drº Luziano Severino de Carvalho, da Delegada Drª. Lara Menezes, dos agentes: Caio, Dagoberto, Daniel, José Renato, Ricardo e Rosicléia, e ainda do policial Militar Enaldo lotado no Batalhão Ambiental de Jataí, iniciamos o monitoramento das duas principais nascentes do Rio Araguaia, sendo que o imóvel rural o qual as duas nascentes encontram-se incrustadas, confronta com o Parque Nacional das Emas, unidade de conservação esta sob a circunscrição do IBAMA.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 237

Marco 0 dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul!

 Fazenda Jacuba (agora é Fazenda Babilônia).

Dirigimos ao imóvel rural denominado Fazenda Jacuba (atualmente é Fazenda Babilônia), tendo como proprietário o Sr. Milton Fries, este imóvel situado à margem direita da GO-341, Km 80 sentido Mineiros/Alto Taquari/MT, incursionando 6 (seis) quilômetros adentro por estrada vicinal até a sede onde marcamos ponto de coordenada: S 17º 52’ 56.8” W53º 02’47.8”,

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 240

                                          A marcação do G P S!

Registro do G P S, revela a localização exata da nascente do 5º maior rio do Brasil! uma vez que esta rodovia- GO-341 é o marco divisor entre a referida propriedade e a Unidade de Conservação Parque Nacional das Emas, salientamos que na gleba (lê-se: terreno próprio para cultivo), existem lavouras de sorgo, milho e soja, utilizando plantio direto, totalizando 3.200 ha (Hectares) plantados, conforme informações do gerente da propriedade Sr. Antonio. A posteriori, incursionamos propriedade adentro, com o intuito de averiguarmos a nascente denominada ponto 1 (um) marcamos ponto de coordenada no colchete de entrada: S 18º 02’ 06.1” W 53º 04’ 24.9” , cuja elevação= 747.m. Neste local ocorre o marco divisor dos três Estados: GO – MT – MS, marcamos ponto de coordenada:S 18º 02’ 02.6” W 53º 04’ 23.0, constatamos que com o auxílio da especializada o produtor rural isolou com cerca e plantou mudas de espécies arbóreas nativas locais, recuperando assim, esta área de preservação permanente, marcamos ponto de coordenada no afloramento deste olho d’àgua: S 18º 02’ 01.8 “ W 53º 04’ 19.0”

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 244

 Apesar da tecnologia o Geógrafo Paulo Roberto Linhares, não abre mão da velha e eficaz anotação!           

Conclusão!

Ressaltamos o empenho da Delegacia Estadual do Meio Ambiente – DEMA – através de seu titular na defesa dos recursos naturais inserindo-se nesse contexto a preservação do Rio Araguaia, em especial a implantação do processo de recuperação das nascentes visitadas. Atualmente os produtores rurais da região engajam-se como parceiros nessa jornada com a finalidade precípua do respeito á conservação e preservação do meio ambiente.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 214

Esta placa simboliza a vitória sobre a devastação ambiental na nascente Nº 1 do Araguaia!

Recomendação!

Recomendamos para a continuidade do processo de recuperação das nascentes um maior engajamento e participação efetiva dos produtores rurais no entorno das áreas de preservação permanente, das esferas: municipal, estadual, e federal através da utilização de técnicas de conservação de solo, como: terraceamento em nível, bacia de captação (cacimbas) e manutenção do plantio das espécies nativas dentre outros.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 255

A primeira visão da nascente. Chegamos ao santuário da vida selvagem em Goiás!

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 304

O mapa do Brasil formata a nascente do espetacular Araguaia!

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 290

Dever cumprido! Que ótima sensação.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 316

 Este é o Jornalista Hamilton Carneiro, que gravou seu programa frutos da terra, literalmente dentro da nascente do Araguaia.

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 306

Com certeza esta é a moradia mais privilegiada de Goiás, fica sobre a nascente do Arara Vermelha!

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 02 A 05 2010 318

Neste ponto a água da nascente faz uma pequena curva e inicia sua jornada. Para formar o grandioso rio!

Nascente N º 1 Rio Araguaia Ft João Faria 2 02 A 05 2010 043

Vista aérea da nascente totalmente recomposta! E saber que este magnifico trabalho foi realizado através de uma parceria inusitada, entre um delegado de polícia e sua equipe e um produtor rural. Que não mediram seus esforços, suor e muito trabalho para nos presentear com essa que, sem dúvida nenhuma é uma das maiores recuperações ambientais já realizada no Brasil!

É o nosso relatório.

Gerência de áreas protegidas da SEMARH, em Goiânia, aos 07 dias do mês de junho do ano 2010. Paulo Roberto Linhares Geógrafo – CREA 8308/D

E se oriente.

Revisão e Edição: Tatiane Faria

Texto e Fotos: João Faria/ ONG Rios Goianos

 

4 comentários sobre “Rio Araguaia: e sua nascente nº 1!

  1. Yasmine Maria Carneiro Guerra

    Eu, Yasmine Maria C. Guerra, nasci em Alto Araguaia-MT, e sou muito grata por essa conquista dos envolvidos nesse projeto de recuperação da Nascente do nosso Amado Rio Araguaia onde vivi minha infância e adolescência dando os mergulhos nas límpidas águas.
    Parabéns a toda equipe e irei visitar esse local sagrado doado por nosso Criador.

    1. João Faria Autor da Postagem

      Ficamos super felizes em conhecer um pouco de sua história Yasmine! Esse trabalho da DEMA (Delegacia Estadual de Meio Ambiente), coordenado pelo Drº Luziano de Carvalho, é um orgulho para todos nós da ONG Rios Goianos. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Secured By miniOrange