Rios Goianos: jornalismo ambiental com DNA goiano

Rio das Almas. O rei do São Patrício!

 

         Ceres e Rialma, são privilégiadas!

 

Rio das Almas 11

A BR-153: corta com maestria o norte goiano. Apesar dos eternos buracos, que estão presentes em toda a viagem (é um local que requer muita atenção do motorista). Mas é também uma região bela, com lindas serras onde se destaca a Serra de Jaraguá, praticamente preservada apesar de ter pessoas que insistam em depredá-la. No fim ou início do dia, se vê cenas de um local mágico e encantador. Seguindo viagem você verá também muitas pastagens, lagoas, represas e lavouras variadas. O show mesmo fica por conta dos casarões das velhas fazendas onde ao longe se nota a fumacinha do fogão a lenha. Dá uma fome! Há também os córregos, riachos. De um lado está Ceres do outro Rialma. Essa foto nos ajuda a ter uma ideia da distância entre as margens.

 

Rio das Almas 16

                    Ponte nova e ponte velha; compõe a imagem da divisão das duas cidades.

 

                O rio já levou muitas almas!

 

O fantástico Rio das Almas que divide as cidades de Ceres e Rialma, é um rio de porte sinuoso, bom de peixe, ideal para a navegação de canoas e barcos pequenos e é um rio muito perigoso cheio de pedras e corredeiras, se você não for uma pessoa com experiência em navegação ou não souber nadar bem, não se arrisque. O nome Rio das Almas não é á toa. Diz a história local que o rio já levou muitas almas de pessoas que não o respeitaram. Desafiá-lo é uma péssima ideia. O Rio das Almas no passado era muito degradado por garimpeiros e pesca predatória, mas com a ação dos governos locais e dos moradores que amam o rio estes dois problemas foram quase que sanados.

 

Rio das Almas 10

Ponte Velha: o local preferido dos pescadores aqui eles pegam muitos lambaris, piaus,

Papa terras, chorões e se tiverem sorte até um pintado.

 

                      O grande perigo para o rio!

 

Restam ainda alguns que insistem em garimpar ou praticar a pesca predatória no rio, embora em menor número. O grande perigo para o rio hoje é o desmatamento para formar lavouras e os agrotóxicos que é usado sem o menor critério por alguns fazendeiros locais. Apesar de todo mundo saber que é proibido e que faz mal a saúde, sempre existem aqueles

 

Rio das Almas 15

A velha cerâmica fica a contemplar o rei do São Patrício. A cumplicidade é mutua!

 

engraçadinhos que dizem, eu não sabia. Até o ex- Presidente da República (Lula) usou deste artifício; ai fica difícil. Mas nós que temos amor pelo Rio das Almas não vamos ficar de braços cruzados vendo este bando de degradadores agindo impunemente. A ONG Rios Goianos existe para que juntos lutemos com ferramentas, físicas e jurídicas em prol da conservação e manutenção do belo Rio das Almas.

 

Rio das Almas 17O Rio das Almas fascina a todos principalmente as crianças. Este menino é vendedor de picolés, e fez o seu ponto de vendas na ponte que divide Ceres de Rialma. Ele disse que o cheiro da água do rio o atraiu.

 

                       Histórias do Rio das Almas!

 

Você que é da região e tem fotos ou histórias do Rio das Almas e queira colaborar com o nosso site doando este material entre em contato via e-mail nos mande as fotos e os textos que publicaremos na íntegra dando o crédito aos autores como rege a lei de direito autoral.

 

Revisão e Edição: Tatiane Faria/ONG Rios Goianos

Texto e Fotos: João Faria/ONG Rios Goianos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Secured By miniOrange